Nação



Nação do Maracatu Encanto do Pina


 Encanto do Pina é atualmente uma das mais importantes nações de maracatu de baque virado, típica manifestação cultural do estado de Pernambuco, mais precisamente da cidade de Recife, que suas origens afro-brasileiras nas práticas de coroação do rei do Congo da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário.
Nação jovem, fundada em 03 de Março de 1980 pela Yalorixá mãe Maria de Sônia, carrega a tradição que vem diretamente de José Eudes Chagas, importante Babalorixá e rei da Nação Porto Rico, imortalizado no livro "O Rei do Maracatu" da antropóloga americana Katarina Real.


Sua sede é no Ylé de Oxum Deym, terreiro de mãe Maria da Quixadá, líder espiritual da Nação. Situado no Bode, favela em grande parte de casas de palafita, no Bairro do Pina, vem fazendo sua historia ano a ano, passo a passo, não apenas no carnaval, mas principalmente junto de sua comunidade. Com um trabalho social e cultural único na favela, tem oferecido oficinas de percussão, dança, capoeira e confecção de instrumentos musicais. Este trabalho tem como objetivo formar novos adeptos para o maracatu, desenvolvendo nos jovens a criatividade, exercitando a cultura afro-brasileira a favor da arte, da vida e da não violência.

O azul do mar e o amarelo ouro cantam os filhos da Nação Encanto do Pina, oferecendo aos povos do mundo a força e o brilho do maracatu, comandados com sentimento e dedicação pela jovem mestra Joana D’arc.